top of page

Lourinha apresenta: O Parque Municipal da Serra do Periperi em Vitória da Conquista

  • Foto do escritor: deoliveiramco
    deoliveiramco
  • 19 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura


ree

O Parque Municipal Serra do Periperi ou Piripiri é uma área de conservação localizada na cidade de Vitória da Conquista – BA, entre suas espécies mais relevantes estão o Melocactus conoideus, o popular cacto cabeça-de-frade-do-periperi, e a Orthophytum conquistense, uma bromélia, sendo estas duas plantas endêmicas, também têm os macacos-prego (Sapajus sp.) e nele encontramos a Reserva Florestal do Poço Escuro. Como uma Unidade de Conservação desempenha serviços ecossistêmicos importantes tanto ao meio ambiente natural quanto ao artificial.


ree

Entre os serviços ecossistêmicos prestados pela vegetação estão a atenuação de ruídos, a retenção de poeira e poluentes, habitat à fauna, reoxigenação do ar, conforto térmico, além de oferecer sombra e sensação de bem-estar as pessoas que frequentam áreas verdes. A falta do verde em áreas urbanas pode causar problemas psicológicos e outros problemas de saúde, como por exemplo, problemas respiratórios. Dessa forma, ao investir em arborização, conservação e preservação, também há o investimento em saúde pública.

O projeto de mestrado “Avaliação da praça da juventude e poço escuro como espaço de lazer na Serra do Piripiri em Vitória da Conquista – BA”, tem por objetivo avaliar e propor possibilidades de conservação, lazer e ecoturismo na unidade, a partir de uma avaliação sobre as questões de arquitetura, usos, espaços verdes, infraestrutura, obras de arte e mobiliário urbano, mobilidade e pavimentos a fim de apontar melhorias para o parque com a intenção de melhorar estes quesitos. Pelas visitas iniciais, percebe-se que os problemas existentes na unidade são socioambientais, pois a mesma encontra-se em área urbana e está entre vários bairros periféricos da cidade. É notável a presença de resíduos sólidos, animais mortos e retirada de vegetação e areia, além da presença de espécies invasoras, como a mamona (Ricinus communis). Há também contaminação e degradação das nascentes do Rio Verruga, um dos afluentes do Rio Pardo.

Apesar de existir um Módulo de Educação Ambiental (MEA), o trabalho de educação ambiental, mesmo que de ótima qualidade, ainda não é suficiente para atender as demandas da cidade e não há muito investimento por parte do poder público, o que dificulta sua eficiência e eficácia. As informações acerca da pesquisa estão em fase de andamento e mesmo que iniciais apontam um baixo ou inexistente pertencimento ambiental da população com a unidade de conservação.

Todavia, a conservação da Serra do Piripiri é um dever do poder público e da sociedade em geral, sendo esta uma área verde que abriga espécies endêmicas e desempenha serviços indispensáveis à saúde socioambiental. A educação ambiental é uma ferramenta importante nesse sentido de incentivar uma visão mais holística em busca da conservação ambiental para tod@s.



ree

Mauricio de Oliveira, biólogo, foto no Poço Escuro. Fonte: Luciana Cristina, 2019.


Comentários


bottom of page