O que são Primeiros Socorros ?
- deoliveiramco
- 29 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Os traumas e as emergências clínicas são responsáveis anualmente por diversas mortes e sequelas irreparáveis aos acidentados e familiares. Os custos são elevados para os cofres públicos na sua maioria.
Para evitar mortes e gastos desnecessários existem os primeiros socorros. Que é definido como o conjunto eficaz de procedimentos cientificamente comprovados, várias vezes ensaiados, que devem ser aplicados entre o momento que ocorre o acidente até a chegada do atendimento hospitalar.
Os primeiros socorros são essenciais em muitos casos para salvar uma vida, portanto, todos devem ter noções básicas de como agir em certas situações. Salienta-se, que em qualquer situação, é importante que o socorrista mantenha a calma, afaste os curiosos e garanta que ajuda especializada irá chegar, chamando ou pedindo para alguém chamar o serviço de emergência.
É importante, também, que a ajuda seja realizada quando se tem o devido preparo, pois algumas manobras podem prejudicar mais a vítima. Caso não seja capaz de ajudar efetivamente, ajude a vítima de outras formas, procurando ajuda e auxiliando o socorrista, por exemplo.
Existe uma lei que garante o atendimento de primeiros socorros (LEI Nº 13.722, DE 4 DE OUTUBRO DE 2018) e torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Caso não saiba realizar os primeiros socorros, entre em contato com órgãos qualificados como o Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Reanimação cardiorrespiratória
A reanimação cardiopulmonar (RCP) ou reanimação cardiorrespiratória (RCR) é um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória). Nesta situação, se o sangue não é bombeado para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração, esses órgãos acabam por entrar em necrose, pondo em risco a vida da pessoa.
Os procedimentos básicos da respiração são:
desobstruir as vias aéreas (com cautela pois pode haver danos na cervical)
afrouxar as roupas da vítima, principalmente em volta do pescoço, peito e cintura;
verificar se há qualquer coisa ou objeto obstruindo a boca ou garganta da vítima;
iniciar a respiração de socorro tão logo tenha a vítima sido colocada na posição correta. Cada segundo é precioso.
Os procedimentos básicos são:
colocar a vítima deitada de costas sobre superfície dura em decúbito dorsal;
colocar as mãos sobrepostas na metade inferior do esterno com os braços estendidos;
os dedos devem ficar abertos e não tocam a parede do tórax;
a seguir, fazer uma pressão, com bastante vigor, para que se abaixe o esterno cerca de 5 cm, comprimindo o coração de encontro à coluna vertebral;
descomprimir em seguida.
Mantenha a vítima deitada no chão; - Ajoelhe-se ao lado dela; - Sobreponha as mãos e posicione-as em cima do osso do peito da vítima; - Mantenha os braços esticados (nunca dobre os cotovelos); - Inicie a compressão do peito da vítima, imprimindo peso sobre ela e soltando; - Faça 100 compressões por minuto; - Se possível, a cada 100 compressões reveze com outra pessoa até a chegada do Samu 192.
De 4 a 6 minutos já pode ocorrer dano cerebral na vítima. Após 6 minutos o dano cerebral é praticamente certo.

Esquema de primeiros socorros: ligar ao serviço de saúde, tentar aplicar medidas de Ressuscitação cardiopulmonar até a ajuda especializada chegar. Fonte: Oliveira et al. (2017).

Saiba mais em:
Aprenda Primeiros Socorros em:



Comentários