Sobre louva-deus e cogumelos: Walking dead?
- deoliveiramco
- 21 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Texto original produzido para o Eco Kids e Eco Teens, projeto do Ministério Público da Bahia.

Imagem: Tv Fox.
Os louva-a-deus são insetos da Ordem Mantodea, família Mantidae, possuem diversas formas e tamanhos, são diversas as suas formas de mimetismo e camuflagem, assemelhando-se a folhas, flores e outros animais. Suas pernas anteriores raptoriais curvadas dão nome ao grupo, lembrando um ser em oração.
Na China, são animais venerados, inspirando mesmo em movimentos de Kung-Fu. São atribuídos poderes proféticos e sobrenaturais, na natureza são predadores vorazes, alimentam-se de pequenos insetos (moscas, abelhas, gafanhotos etc.) e algumas espécies costumam devorar até mesmo pequenos beija-flores.
O ritual de acasalamento, normalmente no outono, traz uma curiosidade. As fêmeas de algumas espécies devoram a cabeça do macho durante ou após a cópula para ajudar na nutrição de seus ovos.

Alguns Louva-deus tem um ritual de acasalamento "selvagem". Foto: Aline Pedreira Andrade, 2019.
Já os fungos são seres vivos decompositores, em forma de bolores, cogumelos e mofos. São importantes na fermentação de alimentos como pães, cervejas e queijos, alguns causam doenças de pele como micoses, histoplasmose e candidíase, outros podem ser consumidos como o shitaki, o champignon e as trufas e por fim, temos remédios produzidos por substâncias presentes em fungos, como exemplo marcante, a penicilina.
Porém, a história não é tão legal para nosso amigo Mantodea, existe um gênero de fungo, o Cordyceps, conhecido por um nicho ecológico bem específico, o de transformar insetos em zumbi e entre seus hospedeiros estão os louva-a-deus. Ao infectarem com este fungo o inseto procurará uma lugar com umidade e temperatura agradável, se fixará e será morto e seu corpo tomado pela frutificação do fungo que espalhará seus esporos e contaminará novas vítimas (bem Walking Dead né?). Mas não se preocupe, os fungos deste gênero são inofensivos aos humanos e estão fazendo apenas a sua parte no equilíbrio da natureza, inclusive existem pesquisas que apontam que algumas das substâncias produzidas por estes fungos são anticancerígenas.

Fungos sobre árvore.
Todas as fotos foram tiradas na Reserva Florestal do Poço Escuro, Vitória da Conquista - BA, 2019.



Comentários